top of page

Vila Maria: um caso de amor

Atualizado: 28 de jul. de 2019

O maior projeto social realizado por uma escola de samba em São Paulo ajuda mais de 10 mil pessoas por ano


Os projetos sociais do Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria, assim como diz o slogan, ‘’vão muito além do carnaval’’. Com mais de 24 atividades gratuitas, a escola leva cultura, esporte, saúde e cursos profissionalizantes para a comunidade. Todos esses projetos são financiados pela renda revertida da lojinha de itens relacionados à escola, como camisetas e acessórios localizada na quadra, pelo Quintal da Vila — espaço onde acontecem festas e rodas de sambas — e também por parcerias com empresas. A Unidos de Vila Maria foi fundada no ano de 1954 e faz parte do grupo especial do carnaval paulista. Em sua trajetória, as atividades são realizadas em prol da comunidade e do desfile no Anhembi, levando a sério seu nome ‘’cultural e social’’.

Cursos profissionalizantes

A Vila oferece uma maneira de profissionalizar a comunidade com diversas aulas que orientam as pessoas para o mercado de trabalho. Ao todo, são oito cursos que incluem: moda e beleza, pedreiro, assentador de piso, entre outros.

Saúde

Entre as áreas mais procuradas estão os serviços de saúde que a agremiação oferece, como: atendimento psicológico, fisioterapia, odontologia e equoterapia — método terapêutico que envolve cavalos, pouco encontrado no estado de São Paulo. Na Vila Maria, o atendimento é gratuito.

Mulekada da vila

É uma escola de samba-mirim que apresenta todos os setores para crianças e jovens de 6 a 17 anos. Nela, encontram a oportunidade de viver o ambiente carnavalesco, se preparam para futuros desfiles e também para participar da renomada Cadência da Vila — bateria da escola de samba.

A presença feminina na vila

O mais recente projeto é o futebol feminino, que vem ganhando mais força, devido à dificuldade que as mulheres enfrentam diariamente no esporte. Até tomar tamanha proporção, a atividade começou tímida; logo, as jovens se agarraram ao projeto fazendo a iniciativa crescer.

Hoje a presença feminina na quadra da Vila Maria é grande, já que a agremiação promove a inclusão social de todos.


Na foto, da esquerda para a direita: Rabech, Ana Carolina, Adilson (presidente da Vila Maria), Victoria, Nilo (representante do projeto) e Ellen

Futuros projetos

Há dois projetos em desenvolvimento: um deles será em prol das mulheres vitimas de violência — seja ela qual for. O outro será o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que atende pessoas que não têm condições para financiar os custos.

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page